Escleroterapia Liquida

A escleroterapia, mais conhecida por “aplicação ou secagem de vasinhos” é o procedimento utilizado para tratar aqueles pequenos vasos com calibre menor que 1 mm denominados telangectasias.

Esses vasinhos, apesar de não se transformarem em varizes calibrosas, nem causarem complicações graves, muitas vezes levam a alteração do convívio social de mulheres que deixam de frequentar praias, piscinas, de usar shorts ou saias curtas.

O tratamento é realizado por sessões, não sendo necessário jejum e nem repouso após o procedimento. Durante a aplicação do esclerosante, que pode ser glicose ou polidocanol entre outros, o vaso some, mas logo depois ele reaparece. Durante os dias seguintes desta aplicação, o esclerosante vai fazendo o seu efeito de forma que o vaso vai clareando, até sumir totalmente após algumas sessões. O número de sessões necessárias para sumir os vasinhos vai depender de diversos fatores, não sendo possível prever essa quantidade. Apesar de depender do limiar de dor de cada pessoa, a aplicação do esclerosante é perfeitamente bem tolerada pela sua grande maioria.

Vasinho que some não volta, mas novos provavelmente vão aparecer com o passar do tempo. Apesar de não ser possível saber quanto tempo vai levar para isso ocorrer, existe formas para se tentar retardar esse reaparecimento. Por isso, é importante fazer acompanhamento periódico com o seu Cirurgião Vascular e seguir suas orientações.